BERESHIT O Genesis do Amor

CENTRO CRISTÃO DE ESTUDOS JUDAICOS - Estudo da Parasha da Semana
– Cristãos estudando as fontes judaicas
BERESHIT – O GÊNESIS DO AMOR
Rabbi Jonathan Sacks

Em The Lonely Man of Faith (O homem solitário de Fé), Rabi Soloveitchik chamou nossa atenção para o fato de que Bereshit contém dois relatos separados da criação. O primeiro está em Gênesis 1, o segundo em Gênesis 2-3, e eles são significativamente diferentes.

No primeiro, Deus é chamado de Elohim, no segundo, Hashem Elohim. No primeiro, o homem e a mulher são criados simultaneamente: “macho e fêmea Ele os criou”. No segundo, eles são criados sequencialmente: primeiro o homem, depois a mulher. No primeiro, os humanos são ordenados a "encher a terra e subjugá-la". No segundo, o primeiro humano é colocado no jardim “para servi-lo e preservá-lo”. No primeiro, os humanos são descritos como “à imagem e semelhança” de Deus. No segundo, o homem é criado "do pó da terra".

A explicação, diz o Rabino Soloveitchik, é que a Torah está descrevendo dois aspectos de nossa humanidade que ele chama, respectivamente, 'Homem Majestoso' e 'Homem da Aliança'. Somos majestosos mestres da criação: essa é a mensagem de Gênesis 1. Mas também experimentamos solidão existencial, buscamos aliança e conexão: essa é a mensagem de Gênesis 2.

Existe, porém, outra estranha dualidade - uma história contada de duas maneiras bastante diferentes - que não tem a ver com a criação, mas com as relações humanas. Existem dois relatos diferentes sobre a maneira como o primeiro homem dá um nome à primeira mulher. Este é o primeiro:
“Desta vez - osso dos meus ossos
e carne da minha carne;
ela será chamada de 'mulher' [ishah]
pois ela foi tirada do homem [ish]. ”

E esta afirmação, muitos versículos depois, é o segundo:
“E o homem chamou sua esposa Eva [Chavah], porque ela era a mãe de toda a vida”
As diferenças entre essas duas versões são altamente consequentes. [1] Na primeira, o homem nomeia, não uma pessoa, mas uma classe, uma categoria. Ele não usa um nome, mas um substantivo. A outra pessoa é, para ele, simplesmente “mulher”, um tipo, não um indivíduo. No segundo, ele dá um nome próprio à esposa. Ela se tornou, para ele, uma pessoa por direito próprio.

[2] No primeiro relato, ele enfatiza suas semelhanças - ela é "osso dos meus ossos e carne da minha carne". No segundo, ele enfatiza a diferença. Ela pode dar à luz, ele não. Podemos ouvir isso pelo próprio som dos nomes. Ish e Ishah soam semelhantes porque são semelhantes. Adam e Chavah não parecem nada parecidos.

[3] No primeiro, é a mulher que é retratada como dependente: “foi tirada do homem”. No segundo, é o contrário. Adão, de Adamah, representa a mortalidade: “Com o suor de sua testa, você comerá sua comida até retornar ao solo (ha-adamah), pois dela você foi tirado.” É Chavah quem redime o homem da mortalidade, trazendo nova vida ao mundo.

4] As consequências dos dois atos de nomeação são completamente diferentes. Depois do primeiro, vem o pecado de comer o fruto proibido e o castigo: exílio do Éden. Depois do segundo, porém, lemos que Deus fez para o casal “vestes de pele” (“ou” é soletrado aqui com a letra ayin), e os vestiu. Este é um gesto de proteção e amor. Na escola do Rabino Meir, eles lêem essa frase como “vestimentas de luz” (“ou” com um aleph). Deus os vestiu com esplendor.

Somente depois que o homem deu à sua esposa um nome próprio é que encontramos a Torah referindo-se ao próprio Deus somente pelo Seu nome apropriado, ou seja, Hashem (em Gênesis 4). Até então, Ele foi descrito como Elohim ou Hashem Elohim - Elohim sendo o aspecto impessoal de Deus: Deus como lei, Deus como poder, Deus como justiça. Em outras palavras, nosso relacionamento com Deus é paralelo ao nosso relacionamento mútuo. Somente quando respeitamos e reconhecemos a singularidade de outra pessoa somos capazes de respeitar e reconhecer a singularidade do próprio Deus.

Agora, vamos voltar aos dois relatos da criação, desta vez não olhando para o que eles nos dizem sobre a humanidade (como em Soloveitchik, O Homem Solitário da Fé), mas simplesmente para o que eles nos dizem sobre a criação.

Em Gênesis 1, Deus cria coisas - elementos químicos, estrelas, planetas, formas de vida, espécies biológicas. Em Gênesis 2-3, Ele cria pessoas. No primeiro capítulo, Ele cria sistemas, no segundo capítulo Ele cria relacionamentos. É fundamental para a visão da realidade da Torah que essas coisas pertençam a mundos diferentes, narrativas distintas, histórias separadas, formas alternativas de ver a realidade.

Também existem diferenças de tom. No primeiro, a criação não envolve nenhum esforço da parte de Deus. Ele simplesmente fala. Ele disse “Haja”, e houve. No segundo, Ele está ativamente engajado. Quando se trata da criação do primeiro ser humano, Ele não diz simplesmente: “Façamos o Homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. Ele mesmo realiza a criação, como um escultor moldando uma imagem de barro: “Então o Senhor Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem tornou-se um ser vivente.”

Em Gênesis 1, Deus invoca sem esforço o universo à existência. Em Gênesis 2, Ele se torna um jardineiro: “Agora o Senhor Deus plantou um jardim ...” Nós nos perguntamos por que Deus, que acabou de criar todo o universo, se tornou um jardineiro? A Torá nos dá a resposta, e é muito comovente: “O Senhor Deus pegou o homem e o colocou no Jardim do Éden para cultivá-lo e cuidar dele”. Deus queria dar ao homem a dignidade do trabalho, de ser um criador, não apenas uma criação. E no caso de o homem ver esse trabalho como indigno, Deus se tornou um jardineiro para mostrar que essa obra também é divina e, ao realizá-la, o homem se torna parceiro de Deus na obra da criação.

Em seguida, vem o verso extraordinariamente comovente, "O Senhor Deus disse: 'Não é bom para o homem ficar sozinho. Vou fazer um ajudante adequado para ele. " Deus sente pelo isolamento existencial do primeiro homem. Não houve tal momento no capítulo anterior. Lá, Deus simplesmente cria. Aqui, Deus tem empatia. Ele entra na mente humana. Ele sente o que sentimos. Esse momento não existe em nenhuma outra literatura religiosa antiga. O que é radical sobre o monoteísmo bíblico não é apenas que haja apenas um Deus, não apenas que Ele é a fonte de tudo o que existe, mas que Deus está mais perto de nós do que nós estamos de nós mesmos. Deus conheceu a solidão do primeiro homem antes que o primeiro homem soubesse por si mesmo.

Isso é o que o segundo relato da criação está nos dizendo. A criação de coisas é relativamente fácil, a criação de relacionamentos é difícil. Veja a terna preocupação que Deus mostra pelos primeiros seres humanos em Gênesis 2-3. Ele quer que o homem tenha a dignidade do trabalho. Ele quer que o homem saiba que o próprio trabalho é Divino. Ele dá ao homem a capacidade de nomear os animais. Ele se preocupa quando sente o início da solidão. Ele cria a primeira mulher. Ele observa, exasperado, o primeiro casal humano cometer o primeiro pecado. Por fim, quando o homem dá um nome próprio à esposa, reconhecendo pela primeira vez que ela é diferente dele e que pode fazer algo que ele jamais fará, veste os dois para que não saiam nus para o mundo. Esse é o Deus, não da criação (Elohim), mas do amor (Hashem).

Isso é o que torna o relato dual da nomeação da primeira mulher um paralelo tão significativo ao relato dual da criação do universo por Deus. Temos que criar relacionamentos antes de encontrar o Deus dos relacionamentos. Temos que abrir espaço para a alteridade do outro humano para poder dar espaço para a alteridade do outro Divino. Temos que dar amor antes de podermos receber amor.

Em Gênesis 1, Deus cria o universo. Nada mais vasto pode ser imaginado, e continuamos descobrindo que o universo é maior do que pensávamos. Em 2016, um estudo baseado na modelagem tridimensional de imagens produzidas pelo telescópio espacial Hubble concluiu que havia entre 10 e 20 vezes mais galáxias do que os astrônomos pensavam anteriormente. Existem mais de cem estrelas para cada grão de areia da Terra.

E, no entanto, quase ao mesmo tempo em que fala de uma coleção completa e impressionantes de coisas da criação, a Torah nos diz que Deus reservou um tempo para dar o fôlego da vida ao primeiro ser humano, dar-lhe um trabalho digno, entrar em sua solidão, dar-lhe uma esposa, e vesti-los com vestes de luz quando chegasse o tempo em que deixassem o Éden e fizessem seu caminho no mundo.

A Torá está nos dizendo algo muito poderoso. Nunca pense nas pessoas como coisas. Nunca pense nas pessoas como tipos: elas são indivíduos. Nunca se contente em criar sistemas: preocupe-se também com os relacionamentos.

Eu acredito que os relacionamentos são onde nossa humanidade nasce e cresce, floresce e floresce. É amando as pessoas que aprendemos a amar a Deus e a sentir a plenitude do Seu amor por nós.
Shabat Shalom

A partir dos versículos bíblicos de Provérbios 8,4; Tobias 8,6; Eclo 33,10; Lc 3,38; 1Cor 15,22; 2Cor 11,3, quais outras impressões podem ser levantadas junto ao texto do Rabbi Jonathan Sacks?
Que outras questões surgiram a partir da leitura desses textos?