Bechukotai esty introducao

CENTRO CRISTÃO DE ESTUDOS JUDAICOS -
Estudo da Parasha da Semana – Cristãos estudando as fontes judaicas: Lv 26,3 – 27, 34 – BEHUKKOTAI

Rabbi Adin Even-Israel Steinsaltz
Talks on the Parasha – Israel: Maggid Books, 2015, p. 269 – 276.
Tradução: P. Fernando Gross

SE VOCÊ ANDAR ERRADAMENTE COMIGO

A seção Tochechah em Levítico 26 contém várias expressões repetidas, incluindo: “Se você andar contrariamente (bekeri) comigo”. De acordo com uma interpretação citada por Rashi, isso se refere ao pecado de interpretar cada evento da vida como um acidente (mikreh). Quando algo ruim acontece, muitas vezes é fácil desconsiderar isso como um acidente. Isso pode minimizar o impacto de tal evento, desconsiderando suas maiores implicações para a vida do indivíduo.
Quando se pensa nos últimos cinquenta ou cem anos, fica claro que esse problema ainda existe nos tempos modernos. Nesse período, ocorreram eventos de grande significado e diversos processos que influenciaram sobremaneira o mundo e seus habitantes. Em relação a cada um desses eventos e processos, é importante determinar a lição a ser aprendida. O que podemos aprender com isso? Qual é a conclusão a ser tirada disso, e o que deve ser mudado como resultado? Essas questões são relevantes quer estejamos falando sobre o Holocausto, sobre o estabelecimento do Estado de Israel, ou sobre a assimilação, que, embora possa não parecer tão dramática quanto os outros eventos, não é menos significativa para o povo judeu no longo correr.

Hoje, a assimilação atingiu proporções que não víamos há mais de dois mil anos. A maioria do povo judeu não tem interesse no judaísmo. Desde o período helenístico, talvez, não vivemos em uma época em que ser judeu é uma questão de nacionalidade, raça, família e outros fatores, mas não uma questão de religião. As estatísticas atuais mostram que para cada segundo que passa, há aproximadamente um judeu a menos no mundo; não porque ele é morto, mas porque ele se assimila entre os não-judeus.

Esta situação, que não diz respeito apenas a indivíduos anômalos, mas à toda a comunidade, é uma tremenda mudança para nós, e já nos esquecemos de como lidar com esse problema. Sabemos como lidar com um apóstata ou o que fazer no caso de um pequeno infortúnio; mas como lidamos com o tipo de fenômeno traumático que afeta todo um povo? A assimilação hoje é um tipo de problema totalmente diferente do que lidamos no passado; é uma crise como nenhuma outra.
Esta situação é um exemplo do que Parashat Bechukotai chama de “Se você andar contrário comigo”; é claro que não aprendemos nada com nossa história. Com certeza, certamente existem indivíduos que aprenderam com eventos passados. Aqueles que abandonaram sua fé após o Holocausto sofreram um horror incrível e disseram essencialmente: “Mestre do Universo, não podemos mais continuar; não podemos dizer que nosso sofrimento foi simplesmente azar. Se você existe, você não está assistindo; e se Você está assistindo, então tal coisa não teria acontecido.” Essas pessoas não “andaram contrariamente”; eles não atribuíam os eventos mundiais ao acaso. Os eventos em nossas vidas têm significado, e se eles realmente têm significado, não se pode permanecer complacente em resposta a eles; deve-se tirar conclusões deles. Mas o povo como um todo não respondeu como esses indivíduos; em vez disso, eles não aprenderam nada.

Há quem veja um pássaro voando e cantando e seja capaz de entender o que o pássaro está dizendo. O rabino Nachman de Breslav disse que depois de chegar à Terra de Israel, ele aprendeu por que um monte de palha fica na rua longitudinalmente e não na largura. Concedido, estes são assuntos misteriosos. Mas, no nosso caso, não estamos falando aqui de um monte de palha na rua ou de ouvir um pássaro cantando. Estamos falando de catástrofes, eventos que chocaram o mundo inteiro. No entanto, nenhuma resposta, nenhuma conclusão e nenhum resultado foi tirado de tudo isso – absolutamente nada. Todos continuam como antes.

SE APESAR DISSO NÃO ME OBEDECERDES (Lv 26,27)

Há um tipo de mecanismo no homem pelo qual, mesmo quando ele é atingido por uma aflição após a outra, ele permanece imóvel. Quando a retribuição chega, todos imediatamente olham para o próximo em vez de olhar para dentro de si mesmos e, como resultado, nada muda. Desde que se saiba quem causou todas essas aflições, é fácil conviver com todos os problemas. Apesar de todas as admoestações, tudo permanece como antes.

Aquele que não anda contrariamente é aquele que atribui significado, importância e significado a tudo o que acontece ao seu redor. Mas aprender uma lição moral sobre si mesmo e não olhar automaticamente para outra pessoa é muito incomum.

Durante a Campanha do Sinai, o Belzer Rebe anterior, que era bem conhecido por sua santidade e piedade, permaneceu por dois dias inteiros em oração. Ele não era suspeito de ser sionista, nem de repente se tornou um. Mas este foi um momento de grande crise no mundo, e há momentos em que uma pessoa muda de ideia em resposta a uma crise, mesmo que não por declarações dramáticas.

AVERSÃO

Nem todo pecado é especificado na parashá, mas há uma expressão que aparece duas vezes, em dois contextos diferentes, mas paralelos. No início da parashá, a Torá diz: “Porei a Minha presença entre vós, e não vos abominarei” (Lv 26,11), e alguns versos depois, no início da Tochechá, diz: “Se rejeitarde detestardes os Meus decretos, recusando-vos a praticar todos os Meus mandamentos e rompendo Minha Aliança” (Lv 26,15); e a expressão se repete repetidamente.

Geralmente, quando se discute o cumprimento das mitsvot (preceitos), fala-se do lado prático: o que se deve fazer e o que não se deve fazer, e como se deve agir em relação às leis, estatutos, mandamentos ou alianças. Aqui, no entanto, a expressão diz respeito a um aspecto diferente das mitsvot. Eles eram abomináveis ​​ou repugnantes para você? Esta é uma expressão que não se relaciona com as ações de alguém. A aversão pertence a uma esfera que está fora e além da própria performance. Ele pergunta: De que maneira você executou as mitsvot? O que você sentiu em relação a elas? Com que emoção as executou?

Novamente, a questão aqui não são as ações tomadas que levaram a uma transgressão. A questão da aversão diz respeito a um aspecto diferente. O processo que leva a “você abomina Minhas leis” começa com a indiferença. A indiferença é logo seguida pelo ódio, um sentimento de que as mitsvot são repulsivas. Assim, uma pessoa pode continuar fazendo tudo o que é exigido dela na prática, e ainda assim detestar e abominar isso. Ele executa todas as ordens, mas não se importa com elas; na verdade, elas o enojam.

No versículo, “Viste que não servisteao SENHOR com alegria e de coração grato pela abundância dos bens recebidos” (Dt 28,47), é dito pelo Rabbi Isaac Luria que esta é a raiz e a razão de todos os castigos da seção Tochechah de nossa parashá. Não é porque “você não serviu a Deus, seu Eterno”, mas porque “você não serviu com alegria”. Porque você não serve a Deus com alegria, você sofre toda a longa lista de castigos de Tochechah, noventa e oito maldições ao todo. A razão para isso é que o que está por trás das ações que não são realizadas com alegria é “você rejeita meus estatutos e abomina minhas leis”. Pode parecer desnecessário realizar uma mitsvá com alegria. Não é suficiente executar as leis em detalhes abrangentes? Devemos estar felizes com isso também? A resposta da Torah é sim – devemos servir com alegria.

Nas gerações anteriores, quando as pessoas ouviam a recitação da Tochechah na sinagoga – “Se você andar contrário comigo”; “Se você rejeitar e abominar” – elas tremiam de medo. A fim de desviar o auto-escrutínio, muitas pessoas racionalizaram que a Tochechá se aplica apenas ao leitor da Torah, e não a eles. Esse tipo de pensamento é vulgar e impróprio, para não dizer ignorante. No entanto, reflete uma atitude de ouvir as palavras da Torah e experimentar uma reação legítima – estremecer de medo, sentindo que o castigo descrito na Tochechá pode cair sobre ele a qualquer momento. Infelizmente muitas pessoas aparentemente piedosas não se importam com as mitsvot; há apenas desprezo e aversão por elas.

“POR QUE A TERRA FOI DESTRUÍDA?”

Em sua introdução a Tiferet Yisrael, o Maharal escreve longamente sobre o verso: “Por que a terra foi destruída... Porque eles abandonaram Minha Torah” (Jr 9,11-12)”.

Algumas pessoas podem estar conectadas à Torá sem o envolvimento de Deus. Eles seguiram todas as mitsvot, mas não apreciaram a própria raiz do assunto. Deus era irrelevante para eles, e foi por causa dessa atitude que a terra foi destruída.

O Midrash afirma que “Deus negligenciou a idolatria, relacionamentos sexuais proibidos e derramamento de sangue, mas não desprezou o desprezo pela Torá” (Lamentações Rabba, Introdução,2). Não é que Deus tenha perdoado esses pecados principais, apenas que esses pecados sempre podem ser retificados neste mundo ou no próximo através do arrependimento e conversão (teshuvá), seja no leito de morte ou mesmo após sua morte. Mas em relação ao pecado de desprezo pela Torah aparentemente não há expiação.

O Talmud descreve a saída da Shechinah (Presença da Divindade) do Santuário, detalhando seu movimento de estação para estação, correspondendo ao seu exílio: Da tampa da Arca ao querubim, do primeiro querubim ao segundo querubim, do segundo querubim ao limiar do Santo dos Santos, e de lá para o pátio e depois para o Altar, e assim por diante, até que “subiu e permaneceu em seu lugar” (Rosh HaShana 31a). Mas por que deveríamos nos importar que a Shechiná partiu? Por que importa precisamente onde Deus habita? Se Ele quer morar no segundo andar, deixe-O morar no segundo andar; o que isso tem a ver comigo? Esta é a raiz do problema: o homem não se importa com Deus e, portanto, fica apenas com o aspecto externo de tudo.

A Tochechah vem em resposta a essa atitude de desprezo e aversão – e não necessariamente por causa da performance. Deus promete que, se seguirmos Suas leis, Ele olhará para nós, “e não os abominarei”.

Pode ser que quando uma pessoa se comporte de uma certa maneira, ela simplesmente faria Deus sentir náuseas; Deus olhava para ela e sentia vontade de vomitar. Deus, porém, promete: “Eu não te abominarei”. Apesar de todos os pecados, “não os rejeitarei nem os desprezarei” (Lv 26,44).

PARA CONTINUAR A REFLEXÃO:

O Papa: Deus nos defenda do mundanismo espiritual que corrompe a Igreja

Na homilia, o Papa comentou o Evangelho do dia (Jo 15,18-21) em que Jesus diz a seus discípulos: “Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo gostaria daquilo que lhe pertence. Mas, porque não sois do mundo, porque eu vos escolhi e apartei do mundo, o mundo por isso vos odeia”.

Jesus – disse Francisco – muitas vezes fala do mundo, fala do ódio contra Ele e seus discípulos e reza ao Pai para que não tire os discípulos do mundo, mas os defenda do espírito do mundo.

O Papa se perguntou: “Qual é o espírito do mundo? O que é esse mundanismo, capaz de odiar, de destruir Jesus e seus discípulos, aliás, de corrompê-los e de corromper a Igreja?”. “O mundanismo é uma proposta de vida”, “é uma cultura, é uma cultura do efêmero, uma cultura do aparecer, da maquiagem, uma cultura ‘do hoje sim, amanhã não, amanhã sim e hoje não’. Há valores superficiais. Uma cultura que não sabe o que é fidelidade, porque muda segundo as circunstâncias, negocia tudo. Essa é a cultura mundana, a cultura dos mundanismos”. E Jesus reza “para que o Pai nos defenda dessa cultura do mundanismo. É uma cultura do descartável”, segundo a conveniência. “É uma cultura sem fidelidade” e é “um modo de viver também de muitos que se dizem cristãos. São cristãos, mas são mundanos”.

“Jesus na Parábola da semente que cai na terra diz que as preocupações do mundo”, isto é, o mundanismo, sufocam a Palavra de Deus, não a deixam crescer. Francisco citou um livro do padre Henri de Lubac no qual fala do mundanismo espiritual, dizendo “que é o pior dos males que pode acontecer à Igreja; e não exagera” descrevendo “alguns males que são terríveis”. O mundanismo espiritual “é uma hermenêutica de vida, é um modo de viver; também um modo de viver o cristianismo. E para sobreviver diante da pregação do Evangelho, odeia, mata”.

O Papa falou dos mártires, assassinados por ódio à fé, mas não são a maioria. A maioria é assassinada pelo mundanismo que odeia a fé.

O mundanismo – observou Francisco – não é superficial, tem “raízes profundas” e é “camaleônico, muda”, segundo as circunstâncias, mas a substância é a mesma: uma proposta de vida que entra em todos os lugares, inclusive na Igreja. O mundanismo, a hermenêutica mundana, a maquiagem, tudo se maquia para ser assim”.

Tem uma coisa que o mundanismo não tolera: o escândalo da Cruz. Não tolera. E o único remédio contra o espírito do mundanismo é Cristo morto e ressuscitado por nós, escândalo e loucura”.

“Peçamos ao Espírito Santo” – foi a oração conclusiva do Papa Francisco – nestes últimos dias do tempo pascal, “a graça de discernir o que é mundanismo e o que é Evangelho e que não nos deixemos enganar, porque o mundo nos odeia, o mundo odiou Jesus e Jesus rezou para que o Pai nos defendesse do espírito do mundo”.

“Aversão” e “Mundanismo na Igreja” tem alguma relação entre si?
Que outras perguntas o texto lhe faz ?