PARASHA PINHAS

PARASHÁ – PINHAS – Nm 25,10 – 30,1 – Centro Cristão de Estudos Judaicos –
P. Fernando Gross – Cristãos estudando as fontes judaicas – Julho 2020

A ainda pequena voz – Rabino Jonathan Sacks [1]

Então a palavra do Senhor veio a ele: 'Por que você está aqui, Elias?' Ele respondeu: Estou comovido com o zelo pelo Senhor, Deus dos Exércitos ... ”O Senhor lhe disse: 'Saia e fique em pé. montanha na presença do Senhor, pois o Senhor está prestes a passar. ”Então um grande e poderoso vento despedaçou as montanhas e despedaçou as pedras diante do Senhor. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Após o terremoto, ocorreu um incêndio. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do incêndio - uma voz calma e pequena... (1Rs 19,9-12)

Em 1165, uma pergunta agonizante confrontava os judeus marroquinos. Uma seita muçulmana fanática, os Almohads, tomou o poder e iniciou uma política de conversão forçada ao Islã. A comunidade judaica foi confrontada com uma escolha: professar a fé islâmica ou morrer. Alguns escolheram o martírio. Outros escolheram o exílio. Mas alguns aderiram ao terror e adotaram outra fé. Interiormente, porém, eles permaneceram judeus e praticaram o judaísmo em segredo. Eles eram os conversos, ou como os espanhóis mais tarde os chamariam, os marranos.

Para outros judeus, eles se encontraram diante de um tremendo problema moral. Como eles deveriam ser vistos? Externamente, eles traíram sua comunidade e sua herança religiosa. Além disso, o exemplo deles foi desmoralizante. Isso enfraqueceu a determinação dos judeus que estavam determinados a resistir, aconteça o que acontecer. No entanto, muitos dos conversos ainda desejavam permanecer judeus, cumprir secretamente os mandamentos e, quando pudessem, comparecer à sinagoga e orar.

Um deles dirigiu essa pergunta a um rabino. Ele havia se convertido sob coerção, mas continuou no coração um judeu fiel. Ele poderia obter mérito observando em privado o maior número possível de preceitos da Torá? Em outras palavras, havia alguma esperança para ele como judeu?

A resposta do rabino foi enfática. Um judeu que adotou o Islã perdeu a participação na comunidade judaica. Ele não fazia mais parte da casa de Israel. Para tal pessoa cumprir os mandamentos não fazia sentido. Pior, era um pecado. A escolha foi gritante e absoluta: ser ou não ser judeu. Se você escolher ser judeu, deve estar preparado para sofrer a morte, em vez de se comprometer. Se você optar por não ser judeu, não deverá tentar entrar novamente na casa que desertou. Podemos respeitar a firmeza da postura do rabino. Ele expôs, sem equívocos, a escolha moral. Há momentos em que o heroísmo é, para a fé, um imperativo categórico. Nada menos fará. Sua resposta, embora dura, não deixa de ter coragem. Mas outro rabino discordou.

O nome do primeiro rabino está perdido para nós, mas o do segundo não está. Ele era Moisés Maimônides, o maior rabino da Idade Média. Maimônides não era estranho à perseguição religiosa. Nascido em Córdoba em 1135, ele foi forçado a sair, juntamente com sua família, cerca de 13 anos depois, quando a cidade caiu nas mãos dos Almohads. Doze anos foram gastos em peregrinação. Em 1160, uma liberalização temporária do governo Almohad permitiu que a família se estabelecesse em Marrocos. Dentro de cinco anos, ele seria forçado a se mudar novamente, estabelecendo-se primeiro na terra de Israel e, finalmente, no Egito.

Maimônides ficou tão irritado com a resposta do rabino ao convertido forçado que ele escreveu uma resposta própria. Nele, ele francamente se opunha da decisão anterior e criticou seu autor, que ele descreve como um "sábio autodidata que nunca experimentou o que tantas comunidades judaicas tiveram que suportar no caminho da perseguição”.

A resposta de Maimônides, a Iggeret ha-Shemad ("Epístola à Conversão Forçada"), é um tratado substancial por si só[2]. O que é surpreendente, dada a veemência com que começa, é que suas conclusões são dificilmente menos exigentes do que as da resposta anterior. Se você se depara com perseguição religiosa, diz Maimônides, deve sair e se estabelecer em outro lugar. ‘Se ele é obrigado a violar um único preceito, é proibido ficar lá. Ele deve deixar tudo o que tem e viajar dia e noite até encontrar um local onde possa praticar sua religião. 'É preferível fazer isso do que o martírio’”.

No entanto, quem escolhe ir para a morte em vez de renunciar à sua fé 'fez o que é bom e apropriado', pois deu a vida pela santidade de Deus. O que é inaceitável é ficar e desculpar-se com o argumento de que, se pecamos, o fazemos apenas sob pressão. Fazer isso é profanar o nome de Deus, 'não exatamente de boa vontade, mas quase igual a isso’”.

Estas são as conclusões de Maimônides. Mas cercá-los e constituir o principal argumento de seu argumento é uma defesa sustentada daqueles que haviam feito exatamente o que Maimônides havia dito que não deveriam fazer. A carta dá esperança aos convertidos.

Eles fizeram algo errado. Mas é um erro perdoável. Eles agiram sob coerção e com medo da morte. Eles permanecem judeus. Os atos que eles praticam como judeus ainda ganham favor aos olhos de Deus. De fato duplamente, pois quando eles cumprem um mandamento, não pode ser ganhar o favor dos olhos dos outros. Eles sabem que quando agem como judeus correm o risco de serem descobertos e mortos. A sua adesão secreta tem um heroísmo próprio.

O que havia de errado na decisão do primeiro rabino foi sua insistência em que um judeu que se rende ao terror abandonou sua fé e deve ser excluído da comunidade. Maimônides insiste que não é assim. Não é certo afastar, desprezar e odiar as pessoas que profanam o sábado. É nosso dever fazer amizade com eles e incentivá-los a cumprir os mandamentos. 'Em um ousado golpe de interpretação, ele cita o versículo:' Não despreze um ladrão se ele roubar para satisfazer sua fome quando está passando fome '(Provérbios 6: 30) Os conversos que chegam à sinagoga têm fome de oração judaica. Eles roubam momentos de pertença. Eles não devem ser desprezados, mas bem-vindos.

Esta Epístola é um exemplo excelente do mais difícil dos desafios morais: combinar prescrição e compaixão. Maimônides não nos deixa dúvidas quanto ao que ele acredita que os judeus deveriam fazer. Mas, ao mesmo tempo, ele é intransigente em sua defesa daqueles que falham em fazê-lo. Ele não endossa o que eles fizeram. Mas ele defende quem eles são. Ele nos pede para entender a situação deles. Ele lhes dá motivos para o autorrespeito. Ele mantém as portas da comunidade aberta. O argumento atinge um clímax quando Maimônides cita uma sequência notável de passagens do Midrash cujo tema são os profetas que não devem condenar seu povo, mas defendê-lo diante de Deus.

Quando Moisés, encarregado de conduzir o povo para fora do Egito, respondeu: "Mas eles não acreditarão em mim" (Êxodo 4,1), ostensivamente ele foi justificado. A narrativa bíblica subsequente sugere que as dúvidas de Moisés foram bem fundamentadas. Os israelitas eram um povo difícil de liderar. Mas o midrash diz que Deus respondeu a Moisés: ‘Eles são crentes e filhos de crentes, mas você (Moisés) finalmente não acreditará[3].

Maimônides cita uma série de passagens semelhantes e depois diz: Se esse é o castigo imposto a um dos pilares do universo, o maior dos profetas, porque eles criticaram no final o povo - mesmo sendo eles culpados dos pecados dos quais criticavam - podemos imaginar a punição aguardando aqueles que criticam os conversos, que ameaçados de morte e sem abandonar a fé, confessaram outra religião em que não acreditavam?

No curso de sua análise, Maimônides se volta para o profeta Elias e o texto que geralmente forma a haftarah desta semana. Sob o reinado de Acabe e Jezabel, o culto a Baal se tornou o culto oficial. Os profetas de Deus estavam sendo mortos. Aqueles que sobreviveram estavam escondidos. Elias respondeu lançando um desafio público no Monte Carmelo. Diante de quatrocentos representantes de Baal, ele estava determinado a resolver a questão da verdade religiosa de uma vez por todas.

Ele disse ao povo reunido para escolher um caminho ou outro: por Deus ou por Baal. Eles não devem mais "parar entre duas opiniões". A verdade estava prestes a ser decidida por um teste. Se estivesse com Baal, o fogo consumiria a oferta preparada por seus sacerdotes. Se estivesse com Deus, o fogo desceria à oferta de Elias.

Elias venceu o confronto. O povo gritou: 'O Senhor, Ele é Deus'. Os sacerdotes de Baal foram derrotados. Mas a história não termina aí. Jezabel emitiu um mandado de morte. Elias foge para o Monte Horeb. Lá ele recebe uma visão estranha. Ele testemunha um turbilhão, depois um terremoto, depois um incêndio. Mas ele é levado a entender que Deus não estava nessas coisas. Então Deus fala com ele com uma 'voz mansa e silenciosa' e diz a ele para designar Eliseu como seu sucessor.

O episódio é enigmático. É ainda mais acentuado por uma característica estranha do texto. Imediatamente antes da visão, Deus pergunta: 'O que você está fazendo aqui, Elias?' E Elias responde: 'Estou consumido pelo zelo pelo Senhor, o Deus dos Exércitos ...' (1 Reis 9, 9-10). Imediatamente após a visão, Deus faz a mesma pergunta e Elias dá a mesma resposta (1 Reis 19,13-14). O midrash transforma o texto em diálogo:

Elias: os israelitas quebraram a aliança de Deus!
Deus: É então esta a sua aliança?
Elias: Derrubaram os teus altares!
Deus: Mas eles eram seus altares?
Elias: Puseram à espada os teus profetas!
Deus: Mas você está vivo!
Elias: Só resta eu!

Deus: Em vez de lançar acusações contra Israel, você não deveria ter alegado em defesa deles?[4]
O significado do midrash é claro. O zeloso toma a parte de Deus. Mas Deus espera que Seus profetas sejam defensores, não acusadores.

A pergunta e resposta repetidas devem agora ser entendidas em sua profundidade trágica. Elias se declara zeloso por Deus. Ele mostra que Deus não é revelado em um confronto dramático: nem no turbilhão, no terremoto ou no fogo. Deus agora pergunta novamente a ele: 'O que você está fazendo aqui, Elias?' Elias repete que ele é zeloso por Deus. Ele não entendeu que a liderança religiosa exige outro tipo de virtude, o caminho da voz mansa e silenciosa. Deus agora indica que alguém deve liderar. Elias deve entregar seu manto para Eliseu.

Em tempos turbulentos, há uma tentação quase esmagadora de os líderes religiosos serem confrontadores. Não apenas a verdade deve ser proclamada, mas a falsidade deve ser denunciada. As opções devem ser definidas como divisões fortes. Não condenar é perdoar. O rabino que condenou os conversos tinha fé em seu coração, lógica ao seu lado e Elias como seu antecessor.

O midrash e Maimônides colocam diante de nós outro modelo. Um profeta ouve não um imperativo, mas dois: orientação e compaixão, amor à verdade e uma solidariedade permanente com aqueles por quem essa verdade foi eclipsada. Preservar a tradição e ao mesmo tempo defender aqueles que condenam é a tarefa difícil e necessária da liderança religiosa em tempos não religiosos.

Para aprofundar a reflexão:

QUE RELAÇÃO EXISTE ENTRE “PRESCRIÇÃO E COMPAIXÃO” A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DA PASSAGEM DA TORAH DE PINHAS COM O TEXTOS DE Nm 27,17; 2 Cr 18,16; Jt 11,19; Jr 50,6; Zc 10,2; Mc 9,36 ? QUE OUTRAS PERGUNTAS O TEXTO LHE FAZ ? “QUANDO AS PERGUNTAS QUE TRAZEMOS SÃO MAIS IMPORTANTES DO QUE AS RESPOSTAS PROVISÓRIAS QUE ENCONTRAMOS” (CARDEAL JOSÉ TOLENTINO MENDONÇA).

ENTÃO A PALAVRA DO SENHOR VEIO A ELE, DIZENDO: QUE FAZES AQUI? (1Rs 19,9.13)


[1] SACKS, Jonathan. https://rabbisacks.org/elijah-and-the-still-small-voice-pinchas-covenant-conversation-5775-on-ethics/.
[2] Uma tradução e um comentário em inglês estão contidos em Abraham S. Halkin e David Hartman. Crise e Liderança: Epístolas de Maimônides. Filadélfia: Sociedade Judaica de Publicações da América, 1985.
[3] Talmud Shabat 97a.
[4] Shir ha-Shirim Rabbah 1,6.